A padronização e o gerenciamento dos RPPS.

A padronização e o gerenciamento dos RPPS.

K. Ishikawa afirma que o sucesso japonês na qualidade não teria sido possível sem a padronização, explicitamente “se a padronização for implementada de forma desordenada, então certamente o controle da qualidade será um fracasso”.

V. Falconi afirma enfaticamente que a “padronização é considerada a mais fundamental das ferramentas gerenciais”, contudo resta definirmos o que é padronização.

A padronização é meio para atingir certo fim, quando os pescadores duma aldeia adotam o uso de redes de pesca em detrimento dos anzóis trata-se de uma padronização, quer dizer, os pescadores padronizaram o bem de produção da sua atividade pesqueira. É evidente, portanto, que enquanto meio a padronização visa melhorar resultados, no caso do nosso exemplo a produção da atividade pesqueira da aldeia.

Efeitos decorrentes da padronização, segundo V. Falconi, são a redução de custos e crescimento da produtividade, acrescente-se que a padronização facilita o treinamento dos novos funcionários/servidores, em nosso exemplo os filhos dos aldeões seriam todos treinados no uso da rede de pesca, tão somente, uma vez que os anzóis foram descartados enquanto bens de produção.

É evidente, pelo exposto acima, que os processos do RPPS devem ser  objeto de padronização, a saber: i) processo de confecção da base de dados para a avaliação atuarial; ii) processo de credenciamento das instituições financeiras; iii) processo de arrecadação de contribuições previdenciárias; iv) processo de concessão de benefícios previdenciários; v) processo de elaboração de estudos técnicos sobre o impacto atuarial dos reajustes remuneratórios e abertura de concursos públicos; vi) etc.

A padronização deve ser guiada por um método de gerenciamento adequado, no caso sugerimos que o seja pelo PDCA, que consiste em planejar (Plan), executar (Do), verificar (Check) e agir (Act) em virtude dos resultados obtidos pelos processos seguidos pela instituição, no caso do RPPS sobre os resultados dos processos supracitados.


Leia também:

Marketing Arima

Deixe uma resposta